
Há um tempo atrás, um médico chamado George Miller trabalhava num hospital de pronto-socorro na Austrália. Eis que um dia, ele conhece um cineasta amador chamado Byron Kennedy, e juntos, eles começam a criar uma história para um filme, sobre uma distopia, onde lei e ordem não existem mais. Das lesões e mortes que Miller viu em seus dias no hospital, e de um certo filme pós-apocalíptico ("O Menino e seu Cachorro") serviram de inspiração para seu futuro filme intitulado, Mad Max.
O filme se situa num mundo aparentemente devastado, quase como um filme faroeste; tanto que facínoras ficam sotos nesses cantos devastados com alguns residentes, e patrulhamento minimo da policia. Apenas um policial é o que se destaca: Max Rockatansky.
Em uma perseguição policial para capturar o fugitivo Nighrider, Max acaba (teoricamente) matando-o, libertando, assim, a fúria de uma gangue de motoqueiros liderados por Toecutter, a qual Nightrider fazia parte. Toecutter com sua gangue chega naquela cidadezinha tocando o terror: torturando inocentes, matando o melhor amigo do Max, e ainda por cima: sua esposa (salientando que é bem lerda), e seu filho bebê.
Nesse tempo onde a violência predomina, onde tem aquela clássica lei do mais forte sobrevive, aquele homem que se dedicou em proteger as pessoas, e não praticar a violência, pois tem medo que se torne aqueles que ele tenta prender, acaba por adquirir o maior senso de vingança pela gangue; rastros de sangue e motos que já funcionaram seriam nítidos naquelas estradas onde Max passará.
![]() |
Como eu adoraria uma adaptação cinematográfica do Road Rash feito pelo Miller |
Uma estória sobre vingança. Ou, uma estória de vingança ao melhor estilo filme "bang bang", apenas trocando os cavalos e o oeste americano, por carros e motos e um ótimo aproveitamento desse cenário desolado da Austrália (não tão desolado como visto nas sequências, mas enfim...)
Filmado em 12 semanas, o orçamento do filme era limitado, tnato que metade das cenas previstas para o filme não foram feitas (o filme foi feito com "apenas" A$ 380,00 dólares, MAS, conseguiu adquirir bastante dinheiro, tendo ficando até 1998 no Guinness Book of Records como o filme de maior custo/retorno financeiro). Inclusive o próprio diretor, George Miller, tinha uma van... Tinha, pois ele a utilizou na cena inicial de perseguição, onde a mesma é simplesmente cortada ao meio por um dos Interceptor.
Ainda mais, a gangue de motoqueiros não eram quaisquer coisa não; aparentemente eles eram realmente uma gangue de motoqueiros (exceção do Hugh Keays-Byrne( que inclusive é o vilão do novo filme lançado), o Toecutter, e seus asseclas que mais se destacaram na tela, as personagens Bubba e Johnny boy).
Ainda mais, a gangue de motoqueiros não eram quaisquer coisa não; aparentemente eles eram realmente uma gangue de motoqueiros (exceção do Hugh Keays-Byrne( que inclusive é o vilão do novo filme lançado), o Toecutter, e seus asseclas que mais se destacaram na tela, as personagens Bubba e Johnny boy).

É incrível como a carreira de Mel Gibson começou com sorte: um dia antes de ir acompanhar seu amigo, Steve Bisley, na audição para escolher o protagonista do filme, Gibson acabou se metendo em uma briga num bar, e acabou levando um corte sério no rosto. Os diretores viram ele e disseram para ele retornar em uma semana. Gibson retornou com o rosto novinho em folha, nem parecendo o cara que havia ido na audiência naquele dia. Após um testo, conseguiu adquirir o papel do "Mad" Max. E o Steve Bisley? Ganhou o papel de Jim Goose/Ganso, o melhor amigo de Max.
A excelente, excepcional trilha sonora foi feita por Brian May, e eu particularmente adoro Outtakes Suite, e combina perfeitamente com o filme.
![]() |
Cena da serra no 1º Saw (Jogos Mortais) foi inspirada no momentos finais desse filme |

Mad Max: Estrada da Fúria, o mais recente filme (30 anos desde a Cúpula do Trovão), desse personagem fodástico e seu universo estupendo, dirigido pelo próprio George Miller e estrelado por Tom Hardy no papel de Max, já estreou nos cinemas.